quarta-feira, 30 de março de 2011

O Vale Tudo Pelo Poder



Pois é, o Governo está demissionário e o que é que nos espera agora? Nada bom, e se a direita tomar o poder, como todos esperam, ainda vai ser pior, disso não tenhamos nenhumas dúvidas. Mas como chegamos a esta situação, como é que o Governo caiu?

Bom, o povo já decidiu que a culpa de toda a nossa desgraça é deste Governo, mesmo que as nossas dificuldades tenham por base uma crise económica internacional, que afecta a maior parte dos Estados ocidentais, e se viram forçados a resgatar bancos privados com "buracos negros" com a desculpa, ou talvez não, de salvar os depósitos dos seus nacionais. Como as economias estão todas interligadas as dificuldades de um país acabam por afectar o outro e estamos na presença de um efeito dominó, que não sabemos ainda aonde vai terminar.

Sócrates confrontado com este terramoto económico e com os conservadores, no poder na grande parte dos Governos dos Estados europeus, não lhe restou nada mais que seguir as políticas de consolidação orçamental, de austeridade impostas pela Alemanha. A Direita toma o poder na UE e o que é que se verifica automaticamente? A subida de nacionalismos, egoísmos nacionalistas, que abandonaram praticamente a Grécia à sua sorte e passou-se a funcionar quase no pensamento do cada um por si. Perante este cenário, que os federalistas não desejavam, desolador, em que a UE actualmente se encontra, não restou mesmo outro caminho a Sócrates do que seguir os ideais da Direita.

Assim, Sócrates, acabou por ficar muito mal na fotografia e é obrigado a apresentar medidas impopulares ao seu povo, medidas que estão de acordo com o que o PSD - CDS pensam serem as melhores e que querem implementar em Portugal, até com mais dureza, mas como não podem mostrar agrado ao povo pelas medidas do adversário, simplesmente criticam para obter alguma popularidade junto dos mais incautos.A isto chama-se "queimar o Governo em lume brando", ou seja, deixar o Governo apresentar tudo o que é impopular e quando estiverem realmente em baixo surge o PSD para tomar o poder com medidas ainda mais fortes e seguirem a política iniciada.

Ora o PS não é estúpido, e com uma jogada simples e inteligente, forçou o PSD a levar o Governo a apresentar a demissão ao Presidente. Todos sabíamos que o Governo estava preso por um fio e que eram necessários consensos alargados para a implementação de novas medidas para a redução da despesa. O Governo quando apresentou o novo PEC IV, sem dar explicações a ninguém, é mais que óbvio que esperava o desfecho que teve. O PSD, com a ânsia de poder, não teve qualquer consideração pela catástrofe que poderia provocar ao País, e o PS em última instância, pelo seu jogo arriscado, também resolveu colocar o país no cadafalso. O jogo foi mesmo esse: ou fazemos assim e vocês calam-se ou o país vai abaixo - o PSD sem qualquer consideração, aceitou que o país fosse abaixo. É este o nível da nossa política em Portugal.

Consequências: Os ratings de todas as agências de cotação de dívida baixaram os níveis de Portugal; dos bancos portugueses; os juros da dívida portuguesa subiram até aos 9%; o FMI bate-nos à porta. A Direita tem algum problema que o FMI entre em Portugal? Não, o FMI certifica-se que o País pague as dívidas sem olhar ao sofrimento do povo. Privatiza tudo o que der lucro ao estado, entrega essas fontes de riqueza de todos a privados que a médio prazo tornam o país mais pobre - as políticas neoliberais da direita. Quem sofre? O Povo.

Propostas do PSD: As mesmas que o PS estava a fazer mas ainda mais severas. Um dia diz que nunca subiria impostos, no outro sobe o IVA, no outro dia vê que é muito impopular e já diz que não era isso que queria dizer. Fragilizar, ainda mais, com a privatização a Saúde e a Educação. Cortes mais abruptos nos apoios sociais etc.

A Direita só é solução para os grandes grupos económicos não para o povo.

As sondagens continuam a evidenciar um crescimento da Direita e não consigo perceber como é que as pessoas são tão estúpidas. Eleições atrás de eleições e não percebem que andar a escolher entre A e B, a castigar o outro partido por algo que corre mal, não é solução. Não contribuo mais para esse circo! E tu?

Sem comentários:

Enviar um comentário